Logo
Logo
Logo
Logo

C0NEXÃO, INOVAÇÃO & EVOLUÇÃO NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS.

Logo
Logo
Logo

REALIZAÇÃO

CVMFENASBAC

PROMOÇÃO & APOIO

Logo

SOBRE O

ECOSSISTEMA NEXUS

O NEXUS, ecossistema de inovação aberta da CVM em parceria com a Fenasbac e abrigado pelo Laboratório de Inovações Financeiras – LAB, foi criado para conectar o regulador com o mercado, os empreendedores e as novas tecnologias.

Mais do que um nome, NEXUS representa o ponto de convergência entre visões de futuro que irá permitir a criação de soluções inovadoras para os desafios do mercado de capitais.

A partir de um ambiente que fomenta continuamente as conexões entre regulador, mercado, pessoas, instituições e empresas surgem 2 iniciativas complementares:

Logo
Nascem as inovações que irão propor saltos qualitativos em direção ao futuro…
Logo
…e as propostas escaláveis, estáveis e robustas que podem fazer evoluir o mercado como um todo
Logo
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZADO & PROTOTIPAGEM

A INOVAÇÃO QUE PROMOVE SALTOS

O LEAP tem como objetivo fomentar projetos de inovação tecnológica em estágio de maturidade inicial, relacionados ao mercado de capitais e às atividades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários. Cada edição contará com eixos temáticos, que refletirão os temas de interesse da CVM e orientarão a seleção dos projetos.

Os projetos aceitos pelo LEAP devem estar, preferencialmente, em estágio pré-operacional, entre os níveis de maturidade de "ideação" e "criação de protótipo funcional". Ao final do programa, é esperado que cada participante apresente uma solução de protótipo funcional, além da produção de um relatório técnico sobre a solução desenvolvida.

ESCOPO DO LEAP

SOBRE A ESCALA TRL

  • TRL 1

    PESQUISA BÁSICA

  • TRL 2

    PESQUISA APLICADA

  • TRL 3

    PROVA DE CONCEITO

  • TRL 4

    PROTÓTIPO INCIAL

  • TRL 5

    TESTE DE LABORATÓRIO

  • TRL 6

    PROTOTIPO FUNCIONAL

  • TRL 7

    TESTE DE CAMPO

  • TRL 8

    PRÉ PRODUÇÃO

  • TRL 9

    VENDA

CONHEÇA OS DESAFIOS DO LEAP #1

Logo

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Não perca a oportunidade de participar desta iniciativa pioneira que irá explorar os diversos futuros possíveis para o mercado de valores mobiliários no Brasil e no mundo.

O PRIMEIRO SALTO JÁ COMEÇOU!

EMBARQUE NA JORNADA LEAP

Cada edição terá duração de 4 meses compreendendo o ciclo de desenvolvimento do projeto de prototipação pelos proponentes.

Logo
TRANSFORMANDO INOVAÇÃO EM EVOLUÇÃO PARA O MERCADO

O sandbox regulatório é um ambiente seguro e supervisionado que permite que inovações financeiras mais maduras sejam testadas em condições reais ou simuladas de mercado, com o devido acompanhamento regulatório. Direcionado a projetos com alto grau de desenvolvimento tecnológico (TRL 7 a 9), o sandbox oferece um espaço para experimentações mais profundas, com foco em soluções que já estejam próximas de operação ou prontas para enfrentar os desafios do mercado.

Diferente do LEAP, que acolhe iniciativas em fase inicial, o sandbox é voltado a empreendimentos capazes de sustentar testes rigorosos e com potencial concreto de impacto regulatório. Durante o processo, a obrigatoriedade de cumprimento de normas exigidas para atuação é suspensa temporariamente ou flexibilizada, em escopo de atuação reduzido, e os aprendizados obtidos podem gerar massa crítica para a discussão de eventuais ajustes, flexibilizações ou mesmo atualizações na regulação do mercado de valores mobiliários.

ESCOPO DO LEAP

SOBRE A ESCALA TRL

  • TRL 1

    PESQUISA BÁSICA

  • TRL 2

    PESQUISA APLICADA

  • TRL 3

    PROVA DE CONCEITO

  • TRL 4

    PROTÓTIPO INICIAL

  • TRL 5

    TESTE DE LABORATÓRIO

  • TRL 6

    PROTÓTIPO FUNCIONAL

  • TRL 7

    TESTE DE CAMPO

  • TRL 8

    PRÉ PRODUÇÃO

  • TRL 9

    VENDA

A iniciativa está sendo estruturada pela CVM e pela Fenasbac como parte do ecossistema NEXUS e será lançada em momento oportuno. O objetivo é fomentar um ambiente de inovação responsável, onde a regulação possa acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas sem abrir mão da segurança, da integridade do mercado e da proteção aos investidores.

EM DÚVIDA?

CONSULTE NOSSO FAQ

O NEXUS é um ambiente colaborativo de experimentação e inovação voltado ao mercado de capitais, fruto de uma parceria entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fenasbac e abrigado no LAB. Ele abriga duas iniciativas complementares: o LEAP e o Sandbox Regulatório, que atuam em diferentes estágios de maturidade dos projetos.

O LAB, fundado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), atua desde 2017 como um fórum de interação multissetorial e um espaço de diálogo público privado para a promoção da inovação e das finanças sustentáveis no Brasil. Partindo desta parceria e trajetória de sucesso, o LAB passa a abrigar o ecossistema NEXUS. Os membros fundadores do LAB integram o Comitê Consultivo do NEXUS, cuja atuação envolve a proposição e a avaliação dos temas estratégicos que orientarão cada edição do programa LEAP. Além disso, compete ao Comitê Consultivo apoiar a divulgação institucional e técnica da iniciativa, participar de mesas-redondas e eventos, emitir recomendações sobre a curadoria de temas e o aprimoramento do laboratório, bem como contribuir com visões setoriais e com a articulação institucional necessária para o fortalecimento do ecossistema.

O LEAP é voltado a projetos em estágio inicial de desenvolvimento (TRL 4 a 6), com foco em experimentação, aprendizado e construção de protótipos. Já o Sandbox é destinado a soluções mais maduras (TRL 7 a 9) e permite testes controlados em ambientes reais, com potencial de contribuir para revisões ou adaptações regulatórias.

A escala TRL (Technology Readiness Level) foi criada pela NASA para medir o grau de maturidade de uma tecnologia. No NEXUS, ela é usada para direcionar cada projeto à iniciativa mais adequada (LEAP ou Sandbox) conforme seu estágio de desenvolvimento. Este é o mesmo critério utilizado em todas as iniciativas de Inovação Aberta conduzidas pela Fenasbac como o NEXT e o LIFT (operado em conjunto com o Banco Central).

O LEAP é um laboratório virtual de prototipação que oferece estrutura, orientação e espaço para projetos exploratórios e experimentais ligados ao mercado de capitais, com foco em aprendizado e desenvolvimento de protótipos funcionais.

Qualquer pessoa física ou jurídica com uma proposta inovadora relacionada ao mercado de capitais pode participar, desde que o projeto esteja em estágio pré-operacional.

É um ambiente de testes para soluções inovadoras em estágio mais avançado. Projetos selecionados podem operar com certas flexibilizações regulatórias, em condições controladas, permitindo à CVM avaliar os impactos das inovações e coletar insumos para possíveis ajustes normativos.

O programa do Sandbox Regulatório está atualmente em fase de formatação pela CVM e Fenasbac, e será lançado em momento oportuno. A proposta é garantir uma estrutura robusta e segura para os testes em ambiente real controlado. OBS: Para os participantes que já integram o atual Sandbox da CVM não há alterações.

Além de visibilidade e acesso a especialistas, os participantes têm apoio institucional, conexão com reguladores e a oportunidade de validar suas soluções em ambientes estruturados e supervisionados.

Não. Nenhuma das iniciativas concede licenças automáticas ou benefícios regulatórios diretos. No caso do LEAP, não há vínculo com o processo de licenciamento. No Sandbox, as flexibilizações são específicas e temporárias, e não garantem aprovação posterior.

As chamadas públicas, prazos e informações atualizadas serão divulgadas nos sites e canais oficiais da Fenasbac e da CVM. Interessados devem acompanhar esses meios para não perder os prazos de inscrição. Atualmente, as inscrições estão abertas através do formulário disponível.

Realização

CVM

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição visa a um Mercado de Capitais cada vez mais democrático, inclusivo, íntegro e sustentável, por meio de uma atuação pautada, em especial, na proteção e segurança dos investidores.

A Autarquia acredita no fortalecimento do Mercado de Capitais como ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas, além de entender que o segmento é um instrumento dinâmico e eficaz na formação de poupanças e de capitalização das empresas, contribuindo diretamente para o crescimento da economia brasileira.

FENASBAC

A Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central) atua na criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação financeira e tecnológica garantindo a participação ativa dos reguladores e suas visões de futuro para a sociedade.

Responsável pelo desenho e coordenação do LIFT, ecossistema dos Laboratórios de Inovação Financeira e Tecnológica do Banco Central, a Federação também está à frente do NEXT - Aceleradora de fintechs de alto potencial de crescimento.

Nos seus 59 anos de existência, a Fenasbac se orgulha de contribuir para unir regulação e inovação e ajudar a construir um sistema financeiro mais justo, inclusivo e sustentável.

Promoção e Apoio

Lab

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) atua desde 2017 como um fórum de interação multissetorial e um espaço de diálogo público privado para a promoção da inovação e das finanças sustentáveis no Brasil.

Fundado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que compõem o Comitê Gestor, o LAB reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis, endereçando temas selecionados pelos próprios membros do LAB.

Logo
Recip
Instagram
Linkedin
Youtube